top of page

Polineuropatia Inflamatória Desmielinizante Crônica

A polineuropatia inflamatória desmielinizante crônica é uma doença neurológica inflamatória das raízes nervosas e nervos periféricos

 

O termo “polineuropatia” é um termo descritivo, significa "doença de vários nervos (periféricos)". E como o nome mesmo informa, é crônica e desmielinizante, que significa que sua progressão destrói a bainha de mielina (cobertura protetora gordurosa) dos nervos das pernas e braços.

A PIDC é uma doença autoimune, caracterizada pela presença de fraqueza simétrica dos músculos proximais e distais e pela progressão contínua > 2 meses.

Os sintomas podem surgir de forma lenta e contínua ou em pioras agudas, tornando o quadro mais grave no decorrer do tempo.

Uma das diferenças importantes entre a PIDC com a Sídrome de Guillain-Barre está principalmente no tempo de progressão da doença. A PIDC é progressiva e a Síndrome de Guillain-Barré é autolimitada.

É uma doença que requer diagnóstico diferenciado para que o tratamento seja efetivo. O tratamento é feito através de medicamentos imunomoduladores como imunoglobulina, corticoides e plasmaferese.

 

A qualidade de vida do paciente está relacionada ao diagnóstico precoce bem como a aplicação do tratamento adequado.

As informações acima não pretendem diagnosticar nenhum caso, mas sim informar sobre as características da doença.

Procure um médico especialista para um diagnóstico preciso. 

bottom of page