Polineuropatia Inflamatória Desmielinizante Crônica
A polineuropatia inflamatória desmielinizante crônica é uma doença neurológica inflamatória das raízes nervosas e nervos periféricos.
O termo “polineuropatia” é um termo descritivo, significa "doença de vários nervos (periféricos)". E como o nome mesmo informa, é crônica e desmielinizante, que significa que sua progressão destrói a bainha de mielina (cobertura protetora gordurosa) dos nervos das pernas e braços.
A PIDC é uma doença autoimune, caracterizada pela presença de fraqueza simétrica dos músculos proximais e distais e pela progressão contínua > 2 meses.
Os sintomas podem surgir de forma lenta e contínua ou em pioras agudas, tornando o quadro mais grave no decorrer do tempo.
Uma das diferenças importantes entre a PIDC com a Sídrome de Guillain-Barre está principalmente no tempo de progressão da doença. A PIDC é progressiva e a Síndrome de Guillain-Barré é autolimitada.
É uma doença que requer diagnóstico diferenciado para que o tratamento seja efetivo. O tratamento é feito através de medicamentos imunomoduladores como imunoglobulina, corticoides e plasmaferese.
A qualidade de vida do paciente está relacionada ao diagnóstico precoce bem como a aplicação do tratamento adequado.
As informações acima não pretendem diagnosticar nenhum caso, mas sim informar sobre as características da doença.
Procure um médico especialista para um diagnóstico preciso.